sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Cupcakes: delícia de bolinhos

Os bolinhos americanos que estão fazendo sucesso por aqui

Texto Luana Davidsohn

Foto Ana Casatti


Eles têm formato de mini bolos, são lindamente confeitados e não é preciso usar talheres para comer. Assim são os cupcakes, bolinhos de origem americana e que estão virando moda por aqui. São ótimos para servir naquela reunião informal ou mesmo para dar de presente para uma amiga querida. “Parecem de brinquedo e nos remetem a fantasias e brincadeiras infantis”, acredita a administradora Luana Davidsohn, culinarista de mão cheia que aprendeu a fazer os cupcakes em um curso de panificação nos Estados Unidos e trouxe a técnica para cá. Quer aprender a fazê-los? Luana ensina em aulas particulares ou em grupo –e também vende por encomenda. E a professora é doce como estes bolinhos de chocolate. Confira, abaixo, uma receita de cupcake de chocolate do caderno de Luana. Luana Davidsohn – http://www.luanadavidsohn.com.br/


Cupcake de chocolate

Rendimento: 12 cupcakes


1 xícara de farinha de trigo 1 xícara de chocolate em pó 1 xícara de açúcar 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio 1 pitada de sal 1 ovo 1 xícara de leite ¼ de xícara de óleo 1 colher de chá de essência de baunilha


Modo de Fazer:


Pré-aqueça o forno a 180o. Num recipiente misture os pós. Em outro misture o leite, o óleo, o ovo e a essência de baunilha. Junte o líquido de uma só vez aos pós e mexa apenas o suficiente para misturá-los. Não misture muito. A massa fica um pouco irregular. Unte forminhas para muffin e coloque a massa até ¾ da altura das forminhas. Asse até que inserido um palito no bolo, este saia limpo. Demora cerca de 35 minutos.
Cobertura:2 xícaras de creme de leite gelado 2 colheres de sopa de açúcar
Modo de Fazer:Bater na batedeira o creme com o açúcar até o ponto de chantilly. Colocar uma colherada farta do chantilly sobre cada cupcake e terminar com um morango ou framboesa fresca por cima .


* Conteúdo News Bons Fluidos.

4 comentários:

Neide disse...

Olá! Por favor, na foto, o seu cupcake tem a cobertura de chocolate, gostaria de saber se possível, se é só adicionar chocolate em pó ao chantilly branco. Obrigada!

Vânia Costa disse...

É uma excelente receita! de comer só com os olhos

Mas queria fazê-la e falta um ingrediente na lista...

Lá está: 1 colher de sopa 1 pitada de sal

1 colher de sopa de quê?

Beijocas*

Manuela © disse...

Ficaram lindos. Ultimamente tenho visto tantos cupcakes decorados, um dia destes tenho de me render e fazer também :)

Creusa Manicure e Pedicure disse...

Estava fazendo esses bolinhos parecem deliciosos depois eu volto pra falar como ficaram.
bjs
xau